sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Paisagens Paraguaias III

Vou postar agora sobre um  lugar clássico de Assunção: O Panteón de los Héroes. O primeiro é com certeza um dos marcos do Paraguay, e é impossível ir à Assunção e não visitar o Panteon, pois ele fica localizado na Praça da Independência e se você tiver conta no Banco do Brasil é também onde se localiza a agência.
O Panteón Nacional de los Héroes é também um oratório, o de la Virgen Nuestra Señora Santa Maria de la Asunción, e a sua construção começou em 1864, mas só foi concluída em 1936. O local é considerado um dos patrimônios do Paraguai e abriga os restos mortais dos soldados paraguaios, alguns famosos como o de Solano López e também corpos desconhecidos. 
O que mais me chamou atenção não foi a obra em um modelo neoclássico  ou as tumbas, mas sim as placas nas paredes com homenagens de diversas entidades, inclusive do exercito brasileiro, argentino e uruguaio. Relações diplomáticas a parte, você também encontra organizações como a do grupo de escoteiros e do Rotary. 




















Obs: O Panteón se encontra representado na moeda de 1 mil guaranies. 


Numismática - Guarani

     Denominamos por numismática o ato de colecionar moedas. Algumas pessoas guardam moedas para se lembrar do local que visitou, outras porque as raras podem render dinheiro, há também quem as colecione  para ter de recordação de outros tempos. 
Uma boa coleção de moedas pode ser algo além de fascinante, uma caixa cheia de história, já que as moedas são artigos sociais e assim representam uma denominada sociedade em um determinado tempo. 
     A ideia dessa postagem é mostrar as moedas utilizadas no Paraguai (sobre as notas falarei em outra postagem). A primeira coisa que me surpreendeu quando fui pesquisar sobre a moeda  é que ela está em circulação no Paraguai há quase 70 anos! Só para recordamos o real é utilizado no Brasil desde 1994, ou seja, apenas 19 anos. 
   Segundo o site do Banco Central del Paraguay o "Regime Monetário Orgânico da República do Paraguai" é um decreto do dia 05 de Outubro de 1943 que fundamentou a nova moeda do país com o objetivo de "assegurar a estabilidade, fortalecer e reafirmar a independência e soberania monetária".
      A moeda entrou em circulação em 1944 e recebeu o nome "guaraní" em homenagem a população guaraní. São quatro tipos de moedas: as de 50, 100, 500 e 1.000 guaranís, cada uma com uma paisagem diferente no lado que aparece o número e atrás um personagem histórico. 

                                                                    Moedas


      Como podemos observar cada moeda tem a mesma cor e o mesmo material de fabricação se diferenciando apenas pelo tamanho. Para quem está acostumad@ com os centavos de real no bolso irá estranhar o peso dos guaranies (são bem mais leves). 


Moedas de 50 Guranies: Paisagem: Represa Acaray.
Pessoa Homenageada: Mariscal José Feliz Estigarribia.





100 Guaranies: Paisagem: Ruinas de Humaitá.
Personagem homenageado: General José E. Diaz.



500 Guaranies: Paisagem: Realmente não consegui identificar o que representa ( se algum paraguaio que acessa o blog souber, comenta aí =D). 
Homenageado: General Bernardino Caballero.





 E por fim 1 mil Guaranies: Paisagem: Panteon de Los Heroes.
Homenageado: Mcal. Francisco Solano López. 




Como podem percebem, são todos homens e militares, o que é justificado pela importância que as guerras tiveram na história do Paraguai. 







Fonte: Banco Central del Paraguay. Historial del Guaraní. Disponível em: http://www.bcp.gov.py/index.php?option=com_content&view=article&id=31&Itemid=186 Acesso em: 22 fev. 2013.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Lendas - El Kurupi

 Apensar do fato de a  maior parte da população ter sido catequizada as lendas guaranis sobreviveram  e hoje fazem parte do que compõe a cultura paraguaia. O primeiro personagem de quem vou falar é um que conhecemos bem  no Brasil, o Kurupí, (que para nós se chama Curupira).  
Mas aqui a sua aparência é bem diferente, não é só um menino que tem os cabelos vermelhos, e  os pés invertidos. A parte de seu corpo que chama mais atenção é, bem... é outra coisa. 


Segundo a lenda paraguaia o Kurupí é o espirito da sensualidade e é o quinto filho de Tau e Kerana. Na floresta eram poucas as vezes que o visualizavam, mas segundo a mitologia era um índio forte, baixo, feio, de olhos negros, cabelos lisos e compridos, pele morena e um enorme pênis. 
É claro que com um negocio desse tamanho a lenda só poderia girar em torno de atos sexuais. O Kurupí ao entardecer ou a noite perseguia as mulheres e as dominava com seu órgão  deixando-as ou loucas ou mortas. E para se livrar de tal ser, somente cortando seu membro (porque assim ele perde seus poderes). 
Assim como na lenda brasileira, o Kurupí, protege a floresta deixando perdido na mata quem tenta destruí-la. Não é consenso que tenha os pés invertidos, mas nas lendas que aparece com os pés assim é para despistar quem tenta segui-lo. 
Como é o espirito da fertilidade também se credita a ele uma boa plantação ou quando uma vaca dá vários filhotes saudáveis. 


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Paisagens Paraguaias II



   Um dos pontos mais conhecidos do Paraguay é o Palacio de los López ou Palacio de Gobierno que no momento se encontra em reforma, mas ainda não perde sua beleza. De toda Asuncíon não há lugar com mais guardas e policiais do que esse lugar (inclusive não deixaram eu chegar muito perto). 
   O Palacio segue um estilo neoclássico e tem um jardim muito bonito. Historicamente está ligado a Francisco Solano López, sei que que de modo geral nós não falamos muito dele no Brasil, mas o nosso exercito o matou, saqueou o Palacio e danificou a estrutura devido aos tiros.  
   Do Palacio dá para visualizar o Rio Paraguay, lá encontrei um paraguaio pescando,o curioso é que utilizava somente uma linha e não uma vara de pescar (como estou acostumada). 
  O rio aparenta estar muito bem conservado, certo que estou acostumada com o Tietê e não entrei em contato com nenhum estudo sobre o estado do rio. 















Paisagens Paraguaias I

     Uma das primeiras coisas que me chamou bastante atenção logo que cheguei no Paraguai foram os meios de transporte. O grande número de carros 4x4, muitos carros sem placa e a gigantesca presença das motos. Motos cujo motociclistas nem sempre (quase nunca) utilizam os capacetes (casco), e ainda transportam mais de uma pessoa. O recorde que eu mesma presenciei foram de 5 pessoas em uma moto, mas um colega jura que cabem até 6.



 Carro sem placa




Carro sem placa 


Carro sem placa 


Moqueiro sem capacete 

Motoqueiro sem capacete 





     Outro fator interessante é que os paraguaios fizeram adaptação nas motos para que tivessem uma extensão. Segundo meus amigos de alojamento o número de motos aumentou muito devido aos baixos preços dos veículos e ao alto preço do ônibus (2 mil guaranis = +- 90 centavos). Pode parecer bem barato para nós, mas para o padrão de vida paraguaio é caro. 
      Mas enfim, os motivos são basicamente os mesmo dos motivos do boom das motos no Brasil: preço da moto, o baixo consumo de combustível, a fácil locomoção, a independência do péssimo transporte público.



Moto 

 Moto 

 Moto com extensão e motoqueiro sem capacete




 Transporte Público 

 Transporte Público



     Os ônibus daqui, como podemos observar nas imagens acima, são em sua maioria pequenos e muito coloridos. Muitos trazem em sua traseira alguma mensagem cristã e seu interior geralmente é bem velho e muito enfeitado (assim que der tiro uma foto e posto). Andar de ônibus no Paraguai é como pegar a linha do Mato Dentro de Sorocaba, ou do Barreiro em Taubaté, ou seja, uma grande aventura! 
      E por fim, também é bem comum o uso de carroças. 


Carroça

Carroça