Hoje lendo o livro da Sandra Lencione - Região e Geografia, fiquei refletindo sobre quando comecei a gostar de Geografia. Seguindo a distinção que ela faz de conhecimento geográfico e Geografia cheguei na conclusão de que realmente o primeiro chegou antes na minha vida. Ninguém consegue fugir do conhecimento geográfico! Ele está em todas as partes! Você pode até não entender o processo de uma forma cientifica e embasada em teorias, mas é impossível ignorar o mundo em que vivemos, e esse mundo é geográfico!
Quando era pequena sempre ouvia que morava na Região Metropolitana de São Paulo, no Grande ABC Paulista e mais especificadamente no cidade de Rio Grande da Serra. Cresci ouvindo que existiam pessoas ricas e que existiam pessoas pobres e eu fazia parte do segundo grupo. Na minha cidade que fica perto da Serra do Mar a umidade é grande e a partir do meio dia já tem serração, daí a piadinha Rio Grande da Serração.
Lembro quando entrei na escola e o primeiro conteúdo que a professora passou sobre Geografia foi o que é Paisagem e quais eram as diferenças de paisagem natural e paisagem artificial. Ainda lembro-me do meu desenho no caderno da terceira série: uma montanha com um rio para a paisagem natural e uma cidade cheia de prédios e carros para a paisagem artificial.
A partir da quinta série eu comecei a gostar mais de história do que de Geografia, porque na escola onde eu estudava não havia professores dessa matéria e eu fiquei um bom tempo sem ter aula (toda hora trocava de professores).
Porém a partir da 8ª série eu tive professores sensacionais de ... Geografia! Foi quando eu aprendia o que era o Reforma Agrária, o funcionamento do sistema, o que significava morar em uma Região Metropolitana, o que era uma metrópole, e muitas outras coisas que me fizeram crescer e prestar Geografia no vestibular.
Desde quando aprendi quais eram as diferenças de paisagem comecei a observar o mundo de uma forma diferente, ele poderia ser simplesmente dividido entre natural e artificial. Conforme eu fui crescendo fui percebendo que as coisas são muito mais complexas do que essa divisão binária e a Geografia me ajuda a entender essas relações, me aproxima do nosso mundo.
Assim o conhecimento geográfico me levou até a Geografia. =D
Muito interessante
ResponderExcluir