Uma das primeiras coisas que me chamou bastante atenção logo que cheguei no Paraguai foram os meios de transporte. O grande número de carros 4x4, muitos carros sem placa e a gigantesca presença das motos. Motos cujo motociclistas nem sempre (quase nunca) utilizam os capacetes (casco), e ainda transportam mais de uma pessoa. O recorde que eu mesma presenciei foram de 5 pessoas em uma moto, mas um colega jura que cabem até 6.
Carro sem placa
Carro sem placa
Carro sem placa
Moqueiro sem capacete
Motoqueiro sem capacete
Outro fator interessante é que os paraguaios fizeram adaptação nas motos para que tivessem uma extensão. Segundo meus amigos de alojamento o número de motos aumentou muito devido aos baixos preços dos veículos e ao alto preço do ônibus (2 mil guaranis = +- 90 centavos). Pode parecer bem barato para nós, mas para o padrão de vida paraguaio é caro.
Mas enfim, os motivos são basicamente os mesmo dos motivos do boom das motos no Brasil: preço da moto, o baixo consumo de combustível, a fácil locomoção, a independência do péssimo transporte público.
Moto
Moto
Moto com extensão e motoqueiro sem capacete
Transporte Público
Transporte Público
Os ônibus daqui, como podemos observar nas imagens acima, são em sua maioria pequenos e muito coloridos. Muitos trazem em sua traseira alguma mensagem cristã e seu interior geralmente é bem velho e muito enfeitado (assim que der tiro uma foto e posto). Andar de ônibus no Paraguai é como pegar a linha do Mato Dentro de Sorocaba, ou do Barreiro em Taubaté, ou seja, uma grande aventura!
E por fim, também é bem comum o uso de carroças.
Carroça
Carroça
Oii Tha, adorei seu blog! Estou com um tempinho maior e resolvi dar uma passadinha! Quero logo conhecer Assunción, e quero que venha me visitar fazer altas comprinhas tbm! =) Beijos e sucesso para nós. Suzane
ResponderExcluir