domingo, 20 de abril de 2014

RESOLUÇÃO COMENTADA DOS EXERCÍCIOS - Parte I

RESOLUÇÃO COMENTADA DOS EXERCÍCIOS:
Conteúdo: movimentos da Terra, coordenadas geográficas e fusos horários
1. (Fácil) (CEFET) A Terra executa vários movimentos no espaço, e os mais importantes tem grande influência na organização dos sistemas naturais do planeta. A respeito da translação, somente podemos afirmar que:
(A) É em função deste movimento que podemos determinar as principais direções no espaço como os pontos cardeais. (Não, o
(B)  O movimento que a Terra executa ao redor do Sol tem forma elíptica fato que explica as mudanças de estações durante a passagem do ano.
(C)  Na translação, os planos do Equador e da órbita terrestre são coincidentes, o que provoca as diferenças entre os dias e as noites
(D)  Os movimentos das massas de ar, as marés e as correntes marinhas são causados pelas forças que surgem em função da translação.
(E)   É uma trajetória percorrida de forma elíptica o que determina certa variação na distância da Terra ao Sol: no periélio a Terra estará mais próxima.

Ø  Resposta E

Ø  Não é a A porque o que determina os pontos cardeais é pólo magnético da Terra.
Ø  Não é a B porque apesar da forma ser realmente elíptica não é somente esse fenômeno que explica as mudanças da estação. Estação do ano = translação + eixo de inclinação da Terra
Ø  Não é C, falou de dia e noite é movimento de rotação.
Ø  Não é a D porque o que causa esses fenômenos é o movimento de rotação.


 2.   (Fácil) (FGV- SP) Sobre a posição geográfico do Brasil, responda:
A)    Quais os paralelos especiais que cortam o território nacional? Quais os Estados por eles atravessados?
Ø  R: Brasil é cortado pela linha do Equador (que passa no AM, RR, PA e AP) e pelo Trópico de Capricórnio (que atravessa MS, PR e SP).

B)    Quais as conseqüências geográficas desse fato?
Ø  R:O Brasil possui terras nos hemisférios norte e sul e terras nas faixas climáticas tropical e subtropical. 
3.      (Muito Fácil)(UFC-CE) A compreensão e o uso das coordenadas geográficas são de importância fundamental na Cartografia. A esse respeito, responda:
A)    O que são coordenadas geográficas?
Ø  R: Sistema de linhas imaginárias (paralelos e meridianos) que determinam a posição geográfica de pontos na superfície da Terra, os paralelos, linhas paralelas ao equador, determinam a latitude (N,S); os meridianos, perpendiculares ao Equador de pólo a pólo determinam a longitude (L,O).
Ø



B)    Qual a sua utilização no estudo do espaço geográfico?
Ø  R:  Além da localização de pontos, as latitudes determinam faixas climáticas da Terra e os meridianos determinam os fusos horários.
Ø



 4. (Muito Difícil/ Desafio) (UFPR) No quadro a seguir, estão indicadas as coordenadas geográficas de diferentes localidades.

LOCAL
LONGITUDE
LATITUDE
A
43°W
23 °S
B
122°W
38°N
C
122'W
48°N
D
31 °E
31 °N
E
49°W
25°S
F
73`E
19°N

Com base nestes dados, é correto afirmar:
1) Todas as localidades estão situadas entre o trópico de Câncer e a linha do Equador.
2) As localidades B e C estão situadas na Austrália.
4) As localidades A e E estão situadas na zona intertropical, no hemisfério sul.
8) As localidades mais próximas da linha do Equador são F e A.
16) A localidade D está a noroeste da localidade F.

SOMA = (    )
Ø  R: 08+16=24

Ø  Para resolver essa questão é importante ter alguns dados em mente:
O que é a Zona Intertropical? -  É a zona  localizada entre o trópico de câncer e o tropico de capricórnio. É a região mais quente da terra. Ver figura abaixo:



Ø  Outra coisa importante é desenhar o sistema de coordenadas geográficas para não se confundir.
Ø  A 01 está errada porque também temos localidades situadas entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio;
Ø  A 02 está errada porque B e C estão beeem longe da Austrália;
Ø  A 04 é a pegadinha porque está errada. O ponto E está tem como latitude 25ºS e a Zona Intertropical vai somente até 23º27S, ou seja, ele está fora da Zona.
Ø  A 08 está correta.
Ø  A 016 está correta.

5)(fácil)  (UFPE) Analise as proposições a seguir:
I. os paralelos são importantes porque permitem avaliar a latitude que é a distância em graus a partir do Equador;
II. os paralelos têm diâmetros iguais e, logicamente, comprimentos ou perímetros também iguais;
III. os meridianos são círculos perpendiculares aos paralelos e passam pelos pólos onde eles se cruzam;
IV. a longitude inicial é de 0° e a máxima de 180°, podendo ser norte ou sul;
V. as coordenadas geográficas são valores que determinam a localização de um lugar na superfície do globo.
Estão corretas:
a) I, IV e V;
b) II, III e IV;
c) I, III e V;
d) II, III e V,
e) II e IV

Resposta C.

Ø  A  II está errada porque os paralelos são círculos concêntricos que quanto mais próximo aos pólos menor o seu diâmetro.
Ø   A IV está errada porque longitude ou é Oeste ou é Leste.

6).(Difícil) O conhecimento dos fusos horários, da localização e orientação de diferentes lugares do mundo tem adquirido cada vez maior importância numa economia globalizada. Para a realização de negócios, no mercado financeiro mundial, por exemplo, essas noções são fundamentais. Observe a tabela e o mapa a seguir.


Considere que a abertura das bolsas de valores ocorre às 9h (hora local).
Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, é correto afirmar que, a partir de Porto Alegre, a seqüência verificada para a abertura das bolsas será, respectivamente,
a) Londres, Pequim, Tóquio e Nova York, e que a cidade de Porto Alegre terá seu horário sempre atrasado em relação a Londres.
b) Nova York, Tóquio, Pequim e Londres, e que as cidades de Nova York e Porto Alegre estão no mesmo hemisfério, o Ocidental.
c) Nova York, Londres, Pequim e Tóquio, e que Porto Alegre, das cidades citadas, é a única localizada no Hemisfério Sul.
d) Nova York, Tóquio, Pequim e Londres, e varia de 0° a 90° para leste do Meridiano Inicial, o que justifica suas longitudes possuírem a indicação E.
e) Nova York, Londres, Pequim e Tóquio e que Londres está no Hemisfério Setentrional, que varia de 0° a 180° para norte, a partir do Equador.
Resposta: B
Ø  Essa é uma questão de interpretação. Cuidado com algumas coisas:
Ø  Primeiro: A linha que aparece no mapa é a LID (Linha Internacional de Mudança de Data) e não o Meridiano de Greenwich;
Ø  Segundo não é necessário que você saiba localizar no mapa essas cidades (apesar de serem locais bem conhecidos); você pode simplesmente utilizar a tabela das coordenadas, porém é mais fácil usando o mapa e se perde menos tempo.
Ø  Agora é colocar que horas cada cidade irá abrir tomando como referencial Porto Alegre. Como Nova Iorque está há dois fusos a oeste, será a próxima bolsa a abrir. O truque agora é que na bolsa de Londres já é meio dia, ou seja, ela só irá abrir novamente no outro dia.  Em Pequim e em Tóquio já é bem de noitão, (21h e 23h), logo estão mais próximos de abrir do que a de Londres. Seguindo essa lógica a ordem de abertura das bolsas as dadas pela letra C.


Ø  Não pode ser A porque erra a seqüência de abertura.
Ø  Não pode ser a C porque erra a seqüência de abertura.
Ø  Não pode ser a D porque por mais que a seqüência de abertura esteja certa, ela coloca ºque a partir do meridiano varia de 0º a 90º, quando na verdade varia de 0º a 180, além disso Nova Iorque e Londres não estão a leste do Meridiano Inicial.
Ø  Não pode ser a E porque erra a seqüência de abertura e diz que varia de 0º a 180º a partir da linha do Equador, quando na verdade varia de 0º a 90º.

7.(Média)  (UFRS 2000) Na última etapa de uma competição aeronáutica internacional, uma equipe formada pelos aviões A e B tem a seguinte tarefa para realizar: o avião A deverá sair às 13 horas (hora local) da cidade de Vila dos Remédios (Fernando de Noronha-PE), com destino à cidade de Manaus-AM; o avião B somente poderá sair da cidade de Vila dos Remédios após a chegada  do avião A em Manaus. Para realizar esta tarefa, os pilotos receberam as seguintes informações técnicas: a cidade de Vila dos Remédios está localizada no 1° fuso horário do Brasil, a cidade de Manaus está localizada no 3° fuso horário do Brasil e o tempo de vôo entre as duas cidades tem a duração de 8 horas.

Com base no exposto acima, assinale a alternativa que contém, respectivamente, o horário da chegada do avião A em Manaus e o horário da saída do avião B de Vila dos Remédios.
a) 15h e 17h
b) 19h e 21h
c) 21h e 19h
d) 21h e 22h
e) 21h e 23h
> Essa também é uma questão interpretativa, porém mais fácil porque todas as informações que precisamos estão bem colocadas no enunciado.
> O truque para resolver essa questão é fazer o sistema de meridianos com o primeiro fuso do Brasil (-2GMT) e o quarto fuso (-4GMT). Quando o avião A decola de Fernando de Noronha as 13h são 11 horas em Manaus, somando com o tempo de vôo chegamos na conclusão que o avião A chegou em Manaus as 19h (11+08=19). Quando são 19h em Manaus são 21 horas em Fernando de Noronha, ou seja, o avião B parte de PE as 21h.

8. ( Fácil) (UEG 2005) Um avião decolou do aeroporto da cidade A (45°W) às 7 horas com destino à cidade B (120°W). O vôo tem duração de oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar?
a) 11h
b) 10 h
c) 9 h
d) 8 h
e) 2 h
> R: B
> Desenhe os sistema de meridianos, lembrando que de 15º em 15º muda uma hora. Assim, quando no ponto A são 8h, no ponto B são 2h da manhã. Somando com o tempo de vôo temos:  2 + 8 = 10h.

9. (fácil) (UFRN 2005) Um grupo de pesquisadores partiu de Brasília às 08 horas, rumo à cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Sabendo-se que a diferença entre as duas cidades é de 05 fusos horários e que o vôo durou 08 horas, os pesquisadores chegaram a São Francisco às:
a) 23 horas.
b) 16 horas.
c) 13 horas.
d) 11 horas.
> Resposta D
> Mesmo esquema da anterior. Basta lembrar que a cada 15º muda uma hora e que as horas diminuem para oeste e aumentam para leste. Descobrindo que horas eram na cidade de São Francisco quando o avião decolou de Brasília é o maior bizu. Se eram 08 em Brasília, em Sâo Francisco que fica 5 fusos a oeste são 03h, somando com o tempo de vôo temos: 03+8= 11h

10. (Muito Fácil) (PUCRS 2004) Duas cidades, A e B, possuem uma diferença horária de uma hora, entre elas. Considerando que pela cidade A passa o Meridiano de Greenwich, é correto supor que as cidades A e B são, respectivamente,
a) Los Angeles e Nova York.
b) Londres e Paris.
c) Roma e Istambul.
d) Dakar e Nairobi.
e) San Diego e Tegucigalpa.
Resposta: B

> Só lembrar que o Meridiano de Greenwich passa pela Inglaterra (cujo qual, Londres é a capital). A única resposta que faz sentido é a B. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário