terça-feira, 21 de maio de 2013

Dez motivos que me fazem feliz por ter escolhido GEOGRAFIA



Quem me conhece sabe que se existe uma coisa no mundo que deixa meus olhinhos brilhando é a Geografia. Sou completamente apaixonada pela carreira que escolhi seguir e muito feliz por cursar essa ciência que é incrível em todos os aspectos.  E pensando no meu amor por ela (Geografia) que fiz essa lista de como ela me faz feliz.


1º - Trabalhos de campo.  Para que ficar trancado em uma sala de aula quando o mundo é o meu laboratório? Pois é, essa é uma das vantagens que a Geografia oferece com primazia, os trabalhos de campo, e acreditem, eles não são passeios. São nesses momentos que você vai aprender mais sobre a Geografia, porque na nossa ciência é assim, você não só a estuda, você a vive. E tirando a parte acadêmica é um máximo fazer trabalho de campo com a sua turma, são infinitas histórias para contar, lugares maravilhosos que visitamos e fotos incríveis.

2º - Óculos para o mundo. Talvez essa expressão seja um pouco sensacionalista, mas é assim que a Geografia foi para mim: antes eu só enxergava, mas não via as relações por trás. E melhor, geógrafos veem tanto o aspecto social quando o ambiental. Essa intersecção entre geografia humana e geografia física é o que chamo de “óculos geográfico” e que uma vez utilizado sofra as consequências de não ser alienado.

3º - As múltiplas faces da Geografia. Está cansado de estudar pedologia? Vai estudar Geopolítica? Está cansado de Geopolítica? Vai para Geografia Agrária. Está cansado de tudo isso? Vai estudar cartografia.
OBS: A Geografia não é um monte de caixinha, mas para estudar é mais fácil essa divisão.

4º-  Não colaboro com o sistema.  Eu não queria participar desse sistema cruel, e acredito que a nossa profissão (professora/o) é uma das poucas que -se bem feito- podemos dizer que não colabora com o capitalismo. Eu não gero lucros para nenhuma empresa maldita e faço melhor, formo um número considerável de adolescentes revoltados com esse sistema, e para isso só preciso demonstrar através do debate e da investigação cientifica as mazelas geradas pelo capitalismo.


5º-  É uma das disciplinas mais interessante para lecionar.  Eu valorizo todas as outras “matérias” do currículo escolar, mas eu amo ser professora de GEOGRAFIA!  Sabe aquela coisa de trabalhar com a realidade do aluno? É impossível não fazer isso sendo professorx de Geografia. Você pode trazer qualquer coisa que está ensinando para o presente e usar exemplos do cotidiano. Além disso, a possibilidade de se trabalhar são infinitas: maquetes, músicas, literatura, cinema, etc. O MUNDO É GEOGRAFIA! E o mais legal, ao longo do ano instigando debates e investigações é possível notar o desenvolvimento crítico dos alunos, e isso não tem preço.

6º - Professorxs legais. Nem todos, ok? Mas de modo geral os professores das humanas tem a mente mais aberta e não te considera uma larva acadêmica. Escutam sua opinião e até valorizam. Nos conselhos temos direito a voz e voto (sem ter que lutar por isso), e como boa parte deles participou do movimento estudantil entendem as dificuldades dos alunos. Também sabem que somos pobres, então nos ajudam com xerox escanceando livros inteiros, emprestando quando possível, já vi professor pagar até trabalho de campo para aluno com dificuldade.    

7º- Você nunca fica sem assunto. Como Geografia é a ciência do presente nunca estamos sem assunto, pelo contrário, às vezes somos chatos porque temos opinião para quase todos os assuntos atuais. Além disso, não temos dificuldade de começar um assunto, sempre tem alguma “curiosidade” geográfica para puxar conversa.

8º Ligação com a história. Eu sempre amei história e fiquei na dúvida sobre que curso escolher na hora do vestibular, no entanto, o que eu só tinha uma noção  era que Geografia tem uma relação de amor com história “para entender o presente é preciso fazer um recuo no passado”.

9ª. A interdisciplinaridade. A Geografia tem relação com tantas outras ciências que é praticamente impossível enjoar de estuda-la. Geologia, Antropologia, Sociologia, História e tantas outras, que se você não quiser seguir o mestrado no ramo das ciências geográficas vai ter uma infinidade de áreas para escolher.

10º - Concurso Público. Se nada der certo, eu não gostar mais de ser professora, ou sei lá quero fazer outra coisa, sempre vai existir a possibilidade do concurso público. E Geografia é o que basicamente eles chamam de “conhecimentos gerais”, nunca vai te deixar na mão.

4 comentários:

  1. Parabéns! muito linda sua visão sobre a geografia.

    ResponderExcluir
  2. Tenho essas mesa visão da geografia. Também tenho um grande amor pela geografia. Me fez ver o mundo de outra maneira, tirando-me da doxa de plantão e levando ao conhecimento epistemológico.

    ResponderExcluir
  3. Vou dá uma prova de amor pela geografia: entre no meu Instagram 👉 Jorge Menezes/ Facebook 👉 Jorge Menezes/ Twitter 👉 Jorge Menezes/ no Google+ 👉. Jorge Menezes.

    ResponderExcluir
  4. Você também apresenta as mazelas do socialismo? Se não faz isso, você não é professora, é doutrinadora de uma ideologia que defende.
    Eu como professor, mostro que o capitalismo é selvagem, injusto e cruel, mas faço o mesmo com o abjeto e sádico socialismo. Quem sai das minhas aulas sai com a cabeça livre pra pensar e escolher o que melhor lhe parece.

    ResponderExcluir