domingo, 18 de agosto de 2013

Recife Frio - Kleber Mendonça

Daqui há alguns anos...



   Recife Frio é um daqueles filmes mega geográficos que todo professor deveria ter no seu acervo, entendendo acervo como: filmes para utilizar em sala de aula. O filme de Kleber Mendonça mostra em formato de falso-documentário o curioso caso de quando Recife, uma cidade brasileira conhecida pelo seu calor constante, começa a sofrer com uma mudança de clima drástica sem causa aparente. Recife se torna um lugar frio. 
  O documentário faz parte do "programa" "El Mundo en movimento" que começa falando sobre um estranho meteorito** que caiu na região e que talvez tivesse sido a causa da queda brusca da temperatura. Apesar de não ter nada que comprove se o responsável pelo frio foi  mesmo o tal do meteorito semana depois pinguins começam a chegar às praias de Recife. 


  E o filme é incrível não só porque mostra como as mudanças climáticas modificam o cotidiano e a paisagem da cidade, mas também porque elucida elementos sociais de um outro lado de Recife e região. Depois dos sete meses sem sol o repórter faz diversas entrevistas com a população perguntando sobre "los cambios". Uma das sequência de cenas que mais me marcou são que retratam a família cujo filho escolheu trocar de quarto com a empregada porque esse é mais quente. Em outro tempo ninguém queria o quarto da empregada por justamente se localizar na parte mais quente do apartamento e ser demasiado pequeno. 
  Outra contradição demonstrada nesse filme, que poderia ser classificado como ficção cientifica, é a situação do morador de rua, que com tal friaca e nenhuma assistência morrem aos montes - algo que nos lembra bastante São Paulo no inverno. 
   Casos de um senhor que interpreta o papai noel todo ano e que fica feliz com a mudança, dos lojistas e a adaptação das mercadorias, da falência de hotéis e outras situações são representadas no filme que traz reflexões sobre mudanças climáticas, desigualdade social, politicas de higienização urbana e urbanismo crítico.



** Só para lembrar a diferença entre meteoro, meteorito e afins: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário