sábado, 7 de setembro de 2013

Einstein Socialista

    Ok, nessa linda madrugada de reflexões sociais poderia citar tantos autores das ditas ciências humanas, mas passando por alguns textos avulsos me deparei com um artigo do Einstein que só tinha ouvido falar: Por que Socialismo? 


     Já gostava bastante da referida pessoa por conta dessa frase aqui:

"Quando eu era jovem o meu sonho era tornar-se geógrafo. Entretanto, antes de ingressar no curso superior, quando trabalhei num escritório, numa atividade que envolvia consumidores de diversas partes, comecei a pensar mais profundamente sobre essa questão e concluí que essa disciplina deve ser extremamente complexa e difícil. Após alguma relutância, acabei optando pelo estudo da Física." 

      No entanto após ler o artigo de Maio de 1949 que ele escreveu para a revista Monthly Review estou mais disposta a ler coisas do cara considerado um dos maiores gênios da história. 
     O texto já começa com uma provocação "É aconselhável que alguém que não é um especialista em assuntos econômicos e sociais expresse suas opiniões acerca do tema do socialismo? Creio, por uma quantidade de razões, que sim." Ou seja, sou leigo no assunto, mas não sou idiota e posso dar minha opinião com base no que estudei e analisei (que imagino não seja pouca coisa).
Ao longo do texto é exposto como tudo é construído socialmente (apesar de existir o biológico), até mesmo a ciência é fruto da sua sociedade e serve ao interesse da mesma, daí sua crítica ao sistema educacional que produz uma "atitude exageradamente competitiva no estudante que é treinado para adorar o êxito da aquisição como uma preparação para sua futura carreira." 
Na minha interpretação pareceu que ele coloca assim: ou a sociedade muda (de uma forma que ainda não sabemos exatamente como), mas que tudo indica é pelas vias do socialismo ou será o fim da humanidade. Einstein coloca assim:

"Estou convencido de que há somente uma forma de eliminar estes graves malefícios: através do estabelecimento de uma economia socialista, acompanhada por um sistema educacional que seja orientado para fins sociais. Em tal economia, os meios de produção são propriedade da própria sociedade e utilizados de maneira planejada. Uma economia planejada, que ajuste a produção às necessidades da comunidade, distribuiria o trabalho entre todos aptos a trabalhar e garantiria os meios de vida de todos, homem, mulher e criança. A educação do indivíduo, além de promover suas próprias habilidades inatas, intentaria desenvolver em um sentido de responsabilidade por seu próximo, em lugar da glorificação do poder e do êxito em nossa sociedade atual."

Nos últimos parágrafos ele coloca a importância de se pensar sobre esse socialismo para que ele se realize efetivamente. 


"Sem embargo, é preciso recordar que uma economia planificada não é todavia o socialismo. Uma economia planificada como tal pode ser acompanhada pela completa escravização do indivíduo. A realização do socialismo requer a solução de alguns problemas sócio-políticos extremamente difíceis: “como é possível, considerando a muito abarcadora centralização do poder, conseguir que a burocracia não seja todo poderosa e arrogante? Como podem proteger os direitos do indivíduo e mediante ele assegurar um contrapeso democrático ao poder da burocracia?”

Ter claras as metas e problemas do socialismo é de grande importância nesta época de transição. Dado que, nas circunstâncias atuais, a discussão livre e sem travas destes problemas são um grande tabu  considero a fundação desta revista um importante serviço público.


 Enfim, o texto é incrível e deixa bem claro que o físico acreditava no fim desse sistema (mesmo que sem ter um manual de "como acabar com o capitalismo). Assim, esqueça tudo que você sabe sobre Einstein, porque pra começar ele queria ser geógrafo  e tendia ao socialismo. 

domingo, 1 de setembro de 2013

Urbano (mesmo que imperfeito)

Grupo de fotos que estou retratando como " Urbano". São de máquinas diferentes (inclusive algumas do meu celular) e assim de diferentes "qualidades". Também são de diferentes localidades na vã tentativa de eternizar os momentos e carregar comigo um pouco dos lugares por onde passei. 

Sorocaba









domingo, 18 de agosto de 2013

Site da BBC com dados da População Mundial

"Sete bilhões de pessoas no mundo: saiba em que posição você está" é chamada da BBC para os curiosos dados que eles estão disponibilizando em seu site e que podem ser utilizados em aula sobre Geografia da População. 

 O link pode ser acessado aqui

São três etapas. Na primeira você coloca a sua data de nascimento e descobre o "seu número" na população mundial na época em que nasceu e também o número que você representa  no total da população humana. Na segunda etapa você escolhe o seu país e tem acesso ao número de mortes e nascimentos por hora. É legal ficar comparando com diversos países. E por fim é só selecionar o seu sexo e descobrir a expectativa de vida do seu país. 

O meu resultado final ficou assim: 



Legal, não? 

Recife Frio - Kleber Mendonça

Daqui há alguns anos...



   Recife Frio é um daqueles filmes mega geográficos que todo professor deveria ter no seu acervo, entendendo acervo como: filmes para utilizar em sala de aula. O filme de Kleber Mendonça mostra em formato de falso-documentário o curioso caso de quando Recife, uma cidade brasileira conhecida pelo seu calor constante, começa a sofrer com uma mudança de clima drástica sem causa aparente. Recife se torna um lugar frio. 
  O documentário faz parte do "programa" "El Mundo en movimento" que começa falando sobre um estranho meteorito** que caiu na região e que talvez tivesse sido a causa da queda brusca da temperatura. Apesar de não ter nada que comprove se o responsável pelo frio foi  mesmo o tal do meteorito semana depois pinguins começam a chegar às praias de Recife. 


  E o filme é incrível não só porque mostra como as mudanças climáticas modificam o cotidiano e a paisagem da cidade, mas também porque elucida elementos sociais de um outro lado de Recife e região. Depois dos sete meses sem sol o repórter faz diversas entrevistas com a população perguntando sobre "los cambios". Uma das sequência de cenas que mais me marcou são que retratam a família cujo filho escolheu trocar de quarto com a empregada porque esse é mais quente. Em outro tempo ninguém queria o quarto da empregada por justamente se localizar na parte mais quente do apartamento e ser demasiado pequeno. 
  Outra contradição demonstrada nesse filme, que poderia ser classificado como ficção cientifica, é a situação do morador de rua, que com tal friaca e nenhuma assistência morrem aos montes - algo que nos lembra bastante São Paulo no inverno. 
   Casos de um senhor que interpreta o papai noel todo ano e que fica feliz com a mudança, dos lojistas e a adaptação das mercadorias, da falência de hotéis e outras situações são representadas no filme que traz reflexões sobre mudanças climáticas, desigualdade social, politicas de higienização urbana e urbanismo crítico.



** Só para lembrar a diferença entre meteoro, meteorito e afins: 


terça-feira, 6 de agosto de 2013

IV Semana de Estudos da Geografia (UFSCar Sorocaba)- Geografia e Ensino: Desafio e Novas Abordagens

    É com grande satisfação que veio divulgar a IV Semana de Estudos da Geografia da Universidade Federal de São Carlos- campus Sorocaba, que esse ano trás como principal tema a questão do Ensino de Geografia .
     O evento que vai do dia 9 a 13 de Setembro também terá mesas para debater educação, movimentos sociais, o uso de novas tecnologias no ensino, quatro incríveis minicursos e muito mais. O público alvo são estudantes e professores de Geografia, mas está aberto para qualquer pessoa que queira debater educação e/ou se aperfeiçoar. 
    As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo blog oficial do evento.
  Para mais informações acesse: IV Semana de Estudos da Geografia.