quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Como você vê o mundo.


Como você vê o mundo? 

Ok, a resposta da maioria seria  "com os olhos."  Mas partindo um pouco para uma linha fenomenológica acredito que não é somente com um sentindo que percebemos o nosso mundo, mas com todos os outros sentidos também. Afinal, não é essa a definição de paisagem segundo Milton Santos?

                                       “[...] tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão   alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista alcança. Não é apenas formada de volumes, mas também de cores, movimentos, atores, sons, etc.” Milton Santos, 1988

Quando lembro da casa da minha vó não vem a aparência do lugar, mas o cheiro gostoso de comida. As recordações sobre o pátio da escola sempre são associados ao barulho que não parava na hora do recreio. E uma das melhores coisas ao ir à praia é sentar na areia e toca-la.  

Ao entrar no curso de Licenciatura em Geografia já pensava em ser professora e alguns questionamentos sempre vinham à mente. Como ensinar Geografia (a ciência do espaço) para quem não pode ver? Durante as aulas de Cartografia Escolar muitos recursos foram apresentados mostrando que é sim possível aprender geografia mesmo com dificuldades sensoriais, e para isso é fundamental usar técnicas pouco utilizadas no dia-a-dia de um professor comum (tal como as maquetes)**.
Depois de um ano sendo professora e aprendendo muito com meus alunos, confirmei que Milton Santos estava certo. Nós percebemos a paisagem e cada um terá formado uma paisagem distinta. 
E uma das maneiras de notarmos como as pessoas “veem” a paisagem são as fotografias. Por isso a centenas de fotos de um mesmo ponto e todas diferentes e incríveis.

Enfim, toda essa introdução para eu postar algumas fotos minhas =D. Ou se preferirem, as maneiras com que percebo a paisagem.




Paraty 


Paraty - RJ


Trindade - RJ


Paraty - RJ


Paraty - RJ


Niterói - RJ


Telhado da E.E. Guiomar Camolesi -Sorocaba- SP 


Niterói - RJ

Niterói - RJ

Rio de Janeiro - RJ


Rio de Janeiro - RJ

Rio de Janeiro - RJ


Lustre da casa dos meus pais - Rio Grande da Serra - SP


São Pedro - SP

UFSCar- Sorocaba  - SP 


Serra do Mar - SP 


Poços de Caldas - MG


Balé da Ju - Ribeirão Pires - SP


Da janela do meu quarto - Sorocaba - SP


Aula de Aerofotointerpretação - Sorocaba - SP 

Reunião da Proace (acabou a luz) -  Sorocaba - SP

(Do trem) São Paulo- SP 

Tom - Rio Grande da Serra - SP 

Belo Horizonte - MG
( Da janela do meu quarto) - Sorocaba - SP 


Sorocaba - SP 


(Porque eu gosto é de rosas =D ) Taubaté - SP 











Obs: Tenho mais de 10 mil fotos de minha autoria. Mas gosto muito dessas. 




** Quem já foi ou ainda é professor sabe das dificuldade de implementar esses recursos na escola. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário