sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Numismática - Guarani

     Denominamos por numismática o ato de colecionar moedas. Algumas pessoas guardam moedas para se lembrar do local que visitou, outras porque as raras podem render dinheiro, há também quem as colecione  para ter de recordação de outros tempos. 
Uma boa coleção de moedas pode ser algo além de fascinante, uma caixa cheia de história, já que as moedas são artigos sociais e assim representam uma denominada sociedade em um determinado tempo. 
     A ideia dessa postagem é mostrar as moedas utilizadas no Paraguai (sobre as notas falarei em outra postagem). A primeira coisa que me surpreendeu quando fui pesquisar sobre a moeda  é que ela está em circulação no Paraguai há quase 70 anos! Só para recordamos o real é utilizado no Brasil desde 1994, ou seja, apenas 19 anos. 
   Segundo o site do Banco Central del Paraguay o "Regime Monetário Orgânico da República do Paraguai" é um decreto do dia 05 de Outubro de 1943 que fundamentou a nova moeda do país com o objetivo de "assegurar a estabilidade, fortalecer e reafirmar a independência e soberania monetária".
      A moeda entrou em circulação em 1944 e recebeu o nome "guaraní" em homenagem a população guaraní. São quatro tipos de moedas: as de 50, 100, 500 e 1.000 guaranís, cada uma com uma paisagem diferente no lado que aparece o número e atrás um personagem histórico. 

                                                                    Moedas


      Como podemos observar cada moeda tem a mesma cor e o mesmo material de fabricação se diferenciando apenas pelo tamanho. Para quem está acostumad@ com os centavos de real no bolso irá estranhar o peso dos guaranies (são bem mais leves). 


Moedas de 50 Guranies: Paisagem: Represa Acaray.
Pessoa Homenageada: Mariscal José Feliz Estigarribia.





100 Guaranies: Paisagem: Ruinas de Humaitá.
Personagem homenageado: General José E. Diaz.



500 Guaranies: Paisagem: Realmente não consegui identificar o que representa ( se algum paraguaio que acessa o blog souber, comenta aí =D). 
Homenageado: General Bernardino Caballero.





 E por fim 1 mil Guaranies: Paisagem: Panteon de Los Heroes.
Homenageado: Mcal. Francisco Solano López. 




Como podem percebem, são todos homens e militares, o que é justificado pela importância que as guerras tiveram na história do Paraguai. 







Fonte: Banco Central del Paraguay. Historial del Guaraní. Disponível em: http://www.bcp.gov.py/index.php?option=com_content&view=article&id=31&Itemid=186 Acesso em: 22 fev. 2013.

Um comentário: