quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PARAGUAY


Olá,

A partir de agora o blog terá um proposito diferente devido a minha recente e vigente viagem para o Paraguay, resolvi que é justo com o mundo (e comigo mesma) compartilhar certas perspectivas.
As postagens aqui feitas poderão ajudar quem pretende fazer intercambio na América Latina. Principalmente aqueles vinculados ao programa da AUGM***



Vamos às informações básicas.

Meu nome é Thais e fui selecionada para ficar por seis meses na Universidade Nacional de Assunção – PY no curso de Engenharia em Ciências Geográficas.


Passagem: Você recebe uma ajuda de custo para a sua passagem, no meu caso foram R$800,00. Como a Universidade  te dá em dinheiro você pode procurar por passagens baratas e ficar com resto para si. Pelas minhas pesquisas a passagem aérea mais barata com destino a Assunção está aproximadamente entre R$ 550,00 a R$800,00. De ônibus saindo pelo terminal Tietê em São Paulo através da viação Pluma temos um único horário partindo as 18:30 todos os dias e que custa R$159,00 reais (foi este que escolhi).
De ônibus são aproximadamente 23 horas de viagem. Ok, pode parecer cansativo. Mas se você é igual a mim e adora ver paisagens, vá de ônibus. Já no próprio veiculo já é possível ver pessoas diferentes, com outra cultura. Passamos por Foz do Iguaçu, atravessamos a Ponte da Amizade, vimos o lindo Rio Paraná como todo seu esplendor e depois por Ciudad del Este e por fim Assunção.
Claro que nem tudo são mil maravilhas, mas com muita água e chocolate tudo fica gostoso. E apesar do baixo preço do ônibus até que é bastante confortável. E claro você não pode ter medo das contradições.
Ciudad del Este é o paraíso das contradições.  De um lado toda a propaganda do consumo (com tanto outdoor estava quase descendo e indo comprar uma máquina fotográfica nova) e de outro a pobreza extrema de famílias inteiras vivendo na rua debaixo de lonas. Não consegui tirar muitas fotos das famílias porque me perdi nos meus próprios pensamentos, mas é incrível como possuem fortemente os traços indígenas. O Paraguay, assim como o Brasil, é muito miscigenado, mas é incrível como TODAS as pessoas que vivem em condições precárias possuem justamente traços indígenas. Algo que lembra muito o Brasil em relação à periferia urbana que é basicamente negra.
Muito campo e uma gigantesca área plana até chegar a Assunção onde fui recebida pelo “chofer” Julio, funcionário da UNA, hoje meu amigo. De lá fomos para Universidade e depois de alguns tramites mais burocráticos para o alojamento estudantil.

Segue algumas fotos tiradas do ônibus com o meu celular (daí a má qualidade) 

 Rio Paraná 
                                                                             Rio Paraná
                                                               Rio Paraná (Ponte da Amizade)
 Centro de Migração
 Ciudad del Este
  Ciudad del Este
  Ciudad del Este
  Ciudad del Este
                                                                        Ciudad del Este

Por enquanto é isso aí.  Irei postando com o tempo, quem quiser alguma informação especifica é só pedir.



*** Mais informações sobre o programa Escala Estudantil da AUGM no site: http://www.grupomontevideo.org/escala/index.php/pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário